sábado, 23 de fevereiro de 2013

Falando sobre Vintage x Retrô


 A muito tempo o mundo da moda tem sido influenciado em especial por gêneros passados. Os looks com aspectos Vintage e Retrô tem dominado as passarelas, as ruas e todo lugar, e isto pode ir além, até mesmo a arquitetura, o design, tudo hoje em dia pode ser influenciado por estes estilos. Porém, até mesmo lojas, revistas,  e até mesmo sites de moda, muitas vezes criam um equívoco bastante comum, a não distinção entre estes eles.
 Vintage, em sua forma crua, tem origem na expressão "boa safra", tendo origem na vinicultura. Em 1746, a expressão Vintage passou a designar o "ano em que foi feito um vinho". Quando relacionamos a expressão com a moda, esta conotação muda. O Vintage representa peças de roupas ou acessórios que possuem uma idade superior a duas décadas. Algumas definições também dizem que ele deve representar um instante da moda e ser capaz de traduzir um estilo próprio ou a marca de um estilista. Também podemos dizer que para uma peça ser classificada como Vintage, está deve estar em perfeitas condições de uso e aparência e não ter sofrido nenhuma alteração.


 O termo Retrô significa "para trás", e ao contrário do que muitos pensam, ele é apenas uma referência do Vintage, sendo denominadas peças retrô, aquelas que são produzidas recentemente com aparência de vinte anos ou mais, seria a recriação de uma peça antiga.




Gostou? Curta, compartilhe e comente!
Talvez lhe interesse:

1 comentários:

Postar um comentário